“CROSS-COUNTRY
SPORT EDUCATION SEASON”
ROTEIRO - CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES ORGANIZACIONAIS DO PROJETO
O convite realizado para a minha
participação neste projeto, e por inerência a participação das turmas a meu
cargo na disciplina de Educação Física (EF), decorre da aplicação de um modelo educativo
de ensino da EF, o modelo da Educação Desportiva (mED).
O modelo da Educação Desportiva (Sport
education) chefia um conjunto de modelos de ensino da EF que se têm sublevado
nas últimas décadas com o intuito de prover os profissionais do ensino da área
desportiva de meios e perspectivas pedagógicas de orientação do processo de
ensinoaprendizagem alternativas ao modelo tradicional de ensino da disciplina
de EF.
A semente propulsora do aparecimento do
mED germinou nos Estados Unidos na década de 80, pela mão do seu criador, Daryl
Siedentop, que se propõe a estender o conceito da EF para além do tradicional conceito
da simples reprodução de padrões e comportamentos motores. Este modelo encontra
fundamentação teórica e ideológica nas teorias de ensino desenvolvimentistas e
construtivistas e assegurou a sua sistematização na década de 90 pela
apresentação do trabalho Sport education:
quality PE through positive sport experiences, (Siedentop, 1994) tendo sido
“atualizado” recentemente em 2004 pelo trabalho Complete guide to sport education de Siedentop, Hastie e van der
Mars.
Enquadrando, aclaramos
que os objetivos globais do modelo passam por:
1.
Proporcionar uma experiência desportiva autêntica
aos alunos;
2.
Promover a formação holística dos alunos,
assegurando-lhes a equidade de oportunidades de aprendizagem e participação, a
valorização das capacidades individuais, o cultivo do fairplay e do espírito de
equipa bem como o do respeito pelo próximo;
3.
Formar um aluno competente - com capacidade suficiente
para jogar bem o jogo (melhorias efetivas de performance);
4.
Formar um aluno letrado – que compreenda,
defenda e valorize a cultura desportiva e saiba distinguir as boas das más
práticas desportivas;
5.
Formar um aluno entusiasta – que seja altamente
empenhado nas aprendizagens.
A
especificidade das características do modelo concedem-lhe per se um carácter individual no campo dos modelos de ensino da EF
e traduzem-se por:
1.
Promoção do conceito de afiliação - as turmas
são divididas em equipas, onde cada equipa terá uma identidade própria, com
objetivos próprios e dinâmicas próprias que se manterão ao longo do ano letivo;
2.
Desempenho de papéis alternativos à primária
função como atletas ou jogadores – os alunos poderão ter os papéis de capitão-treinador,
observador estatístico, cronometrista, oficial de mesa, repórter, diretor
desportivo, responsável pelo material…;
3.
Intenção capital de assegurar a equidade de
oportunidades de participação (e consequente equidade de oportunidades para
melhorias de performance) para todos os alunos, independentemente do seu nível
de habilidade, através da organização de quadros competitivos por nível e da
estruturação equilibrada das equipas;
4.
Articulação de conteúdos, conhecimentos,
atividades e competências da EF com os de diversas disciplinas, tais como a
Matemática (observação e registo de estatísticas de jogo, cronometristas,
oficiais de mesa), a Língua Portuguesa, as Ciências da Natureza, o Inglês e
História e Geografia de Portugal (elaboração de pesquisas, textos, trabalhos
relacionadas com o nome da equipa, geralmente animais ou temas da natureza, i.
e. os Águias, os Tigres, os Vulcões….), com EVT (camisolas personalizadas,
cartazes de incentivo, construção de prémios a serem entregues no evento
culminante aos vencedores, personalização das mascotes …);
5.
Desenvolvimento de uma rotina acentuada de
trabalho em equipa;
6.
Existência de competição formal intraturma
organizada de acordo com o nível de habilidade dos alunos, onde todos,
independentemente do seu nível de proficiência, tem um espaço de atribuição de significação
à sua participação e da valorização de outras competências que não as
exclusivamente de índole motora;
Tendo em conta a realidade sociocultural
da maioria dos alunos das escolas por onde tenho passado, bem como a “moldura”
sociocultural do agrupamento de escolas de Vallis
Longus, em associação à conjuntura atual, no que respeita o crescendo de
importância do papel da atividade física na vida das pessoas, tenho aplicado nos
últimos anos o mED na esfera da minha intervenção profissional. Acresce-se que
os esteios ideológicos que sustentam o mED compreendem os pressupostos
inerentes a uma formação do aluno holística e globalizante, estão em linha
direta com alguns dos objetivos pedagógicos estratégicos explanados no Projeto
educativo do agrupamento, nomeadamente:
°
Objetivo Estratégico 1 - Melhorar a capacidade
pedagógica-didáctica;
°
Objetivo
Estratégico 5 - Promover a ligação Agrupamento-Meio.
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